logo preto

Sandokai

A Identidade do Relativo e Absoluto

A mente do Grande Sabio da Índia
estava intimamente ligada de Leste a Oeste.
Entre seres humanos há sábios e tolos,
Mas no Caminho não há Fundador do Sul ou do Norte.
A fonte sutil é clara e brilhante.
As correntes tributárias fluem através da escuridão.
Apegar-se às coisas é ilusão,
Encontrar o absoluto ainda não é iluminação.
Um e todos, as esferas subjetiva e objetivas são relacionadas
E ao mesmo tempo independentes.

Leia mais...

Maka Hannya Haramita Shingyo

 

Sutra do Coração da Grande Sabedoria Completa

Quando kanzeon bodisatva praticava
Em profunda sabedoria completa
Claramente observou
O vazio dos cinco agregados
Assim se libertando
De todas tristezas e sofrimentos.
Oh! Sariputra!
Forma não é mais que vazio.
Vazio não é mais que forma.
Forma é extamente vazio.
Vazio é exatamente forma.

Leia mais...

Invocação das refeições

GYO HATSU - NENJU INVOCAÇÃO DAS REFEIÇÕES

TODOS (Para abrir oryoki)
BUSSHÔ KABIRA Buda nasceu em Kabira
JÔDÔ MAKADA Tornou-se o Caminho em Makada
SEP-PÔ HARANA Pregou em Harana
NYÛMETSU KUTCHIRA Morreu em Kutchira
NYORAI ÔRYÔKI Ôryoki do Tathagata
GAKON TOKU FU TEN Eu agora abro nesta sala seus benefícios
GAN GU ISSAI SHU Oferecendo preces a todos os seres para a
TÔ SAN RIN KÛ JAKU Igualdade nas Três Rodas e Tranqüilo Vazio

(Somente Ino)

Leia mais...

Fukanzazengi - Regras universais do Zazen

 

FUKANZAZENGI ‐ Regras universais do Zazen (Manual de meditação do mestre Eihei Dogen ‐ Japão, 1200 ‐ 1253 dc)


Agora, quando procuramos a fonte do Caminho, descobrimos que é universal e absoluta. Torna‐se desnecessário distinguir entre prática e iluminação. O ensinamento supremo é livre, então por que deveríamos estudar os meios de atingi‐lo? Sem dúvida, o Caminho está bem longe da delusão. Por que, então, preocupar‐se com os meios de eliminá‐la?
O Caminho está completamente presente onde você está, então qual a necessidade de prática e de iluminação? Contudo, se no início houver a menor diferença entre você e o Caminho, o resultado será uma separação maior do que aquela entre o céu e a terra.

Leia mais...

Cento e Oito Entradas Para o Maravilhoso Dharma

Cento e Oito Entradas Para o Maravilhoso Dharma
Cento e Oito Portais da Lei Maravilhosa

Este texto se refere aos Sutra lido ao bater as 108 badaladas do sino na passagem de ano e também se refere as 108 contas do juzo, espécie de terço budista. Diz respeito aos obstáculos que precisamos vencer para chegar a Iluminação.

Um certo sutra diz (1):

"Quando Bodisatva Hu-ming (2) estava para descender entrou e vasculhou a casa onde iria nascer. Assim tendo feito, instruiu todos os seres celestiais de Tsusita para que se reunissem no imenso palácio Kao-ch'uang de sessenta iojanas quadradas, a fim de expor o Dharma para eles como fizera muitas vezes no passado.

"Seres Celestiais! Estou para descender ao mundo humano; antes de fazê-lo quero expor as várias entradas do Dharma Maravilhoso, os métodos provisionais de alcançar o estado de todas as coisas. Aqui os reuni para dar este meu último ensinamento. Se vocês o seguirem certamente serão felizes."

Leia mais...

Shushogi - Significado da Prática Autêntica

SHUSHOGI
Significado da Prática Autêntica ou
Significado de Prática-Iluminação


PRIMEIRA PARTE
PRINCÍPIOS GERAIS

Clarificar completamente o significado de vida-morte é o assunto mais importante para todos que trilham o Caminho Iluminado
Quando há Buda na vida-morte, não há vida-morte.
Compreenda, simplesmente, que vida-morte é em si mesmo Nirvana.
Não há viver-morrer a ser odiado nem Nirvana a ser desejado.
Então, pela primeira vez, você estará livre de nascer-morrer.
Compreenda que esse assunto é de suprema importância.
É raro nascer humano, mais raro ainda entrar em contato com os ensinamentos de Buda.

Leia mais...

Gakudo Yojinshu – Guia para a prática do Caminho

 

Mestre Dogen Zenji completou este tratado para seus discípulos no templo Kosho-ji, em Uji, cidade próxima a Quioto, em 1234 — sete anos após ter retornado da China.

Em seu primeiro tratado ao voltar da China, o Fukan Zazen-gi (Instruções Gerais sobre a prática de Zazen), a ênfase primária é nas instruções práticas de como fazer zazen.

Gakudo Yojin-shu (Pontos a Observar no Estudo do Caminho Budista) é uma explicação mais rigorosa do espírito no qual não apenas zazen mas todas as ações devem ser realizadas.

Iniciando com uma exortação para despertar a mente-bodai, Mestre Dogen Zenji vai adiante e discute a importância do treinamento com um verdadeiro mestre, além de tópicos sobre a relação entre treinamento e iluminação e o significado da prática de zazen.

Leia mais...